UMA BOA MANEIRA DE EVANGELIZAR
22-04-2013 20:31
UMA BOA MANEIRA DE EVANGELIZAR
Para que possamos fazer um bom trabalho de evangelização temos que usar o mesmo método que Jesus usou em
com a mulher samaritana Jesus começou no nível natural, mudou para o espiritual, trouxe a (convicção do pecado) usando o Sétimo Mandamento, e então Se revelou como o Messias. Irmãos; Quando for evangelizar alguém fale de vários outros assuntos deixando que a pessoa perceba um pouco de sua natureza de maneira que ela possa se familiarizar com você, conte alguma história, e em seguida mude aos poucos o assunto do nível material para o espiritual, ao abordar uma pessoa para evangelizar jamais, diga: (Jesus te ama!) esta atitude não é correta, Também não deve chegar a alguém e dizer: (Gostaria de falar-lhe sobre Jesus Cristo). Mas porque não podemos agir assim?Porque irmãos, se você quiser acordar alguém de um sono profundo, não use uma lanterna em seus olhos, pois isso o deixaria irritado. O que se pode fazer é aumentar a luz bem gentilmente. Primeiro no nível natural como Jesus fez com a mulher samaritana. Até atingir o nível espiritual. É preciso fazer um teste para ver se a pessoa está aberta as coisas espirituais. Faça algumas perguntas sobre os dez mandamentos, pergunte se ele tem guardado os dez mandamentos, ao perguntar
Provavelmente a pessoa dirá: Ah, sim... Acho que sim... Então você diz: você acha que tem guardado os Dez Mandamentos?”Então você convida a pessoa para dar uma olhadinha neles. você pergunta: Já contou alguma mentira em sua vida? Ela diz: “Ah, sim algumas; você pergunta: O que isso faz de você? Ela diz: “Um pecador.” Você diz: Quantas mentiras você precisa contar para ser considerado mentiroso? Não é verdade que se você contar pelo menos uma mentira, isso já faz de você um mentiroso? Então a pessoa diz: É… acho que você está certo. Você pergunta: você acabou de admitir que é um mentiroso, você continua dizendo: “Jesus disse que se você olhar para uma mulher para cobiçá-la, você comete adultério com ela em seu coração.” (Mateus 5:28). Já fez isso? Ele responde: “Já. Uma porção de vezes.” Então, por sua própria palavra, você confessa que é um mentiroso, e adúltero de coração, e terá que enfrentar a Deus no Dia do Julgamento; e olha que usamos apenas dois dos Dez Mandamentos. Há mais outros oito apontados para você. Você alguma vez já usou o nome de Deus em vão? Sim... Tento parar, mas na hora da raiva... Sabia que isso se chama blasfêmia? E a Bíblia diz: “De toda palavra frívola que alguém proferir, dela prestará contas no Dia do Julgamento. (Mateus 12:36). “O Senhor não terá por inocente aquele que tomar Seu nome em vão.” (Êxodo 20:7) A Bíblia diz que se você odeia alguém, você é assassino (1 João 3:15). Então, você diz:Se Deus o julgar por este padrão no Dia do Julgamento, você será inocente ou culpado?Ela diz: “Culpado.” Então, você diz: “E você acha que vai para o céu ou inferno?”e a resposta de costume será: “Para o céu”. Então você diz: vamos fazer uma comparação; Imagine que você cometeu estupro, assassinato e vários crimes graves O juiz diz: ‘Você é culpado. Todas as provas estão aqui. Tem alguma coisa a dizer antes de eu proferir sua sentença? “Você responde: “Sim, Senhor Juiz”! “Gostaria de dizer que acredito que o senhor é um bom homem e não vai levar em contas os meus crimes.” O juiz provavelmente diria: “você Tem razão em relação a uma coisa: realmente sou mesmo um homem bom e, pela minha bondade, me certificarei que a justiça seja feita”. “Por causa da minha bondade, vou me certificar de que você seja punido.” E a mesma coisa acontecerá com os pecadores que acham que Deus há de salvá-los no Dia do Julgamento pela sua bondade e misericórdia. Com esse conhecimento básico a pessoa passa a ser capaz de compreender a mensagem que você está transmitindo.
“Agora, a pessoa já possui a luz necessária para entender que pecou contra o Céu” (Lucas 15:21). Que violou a Lei de Deus e irou a Deus e que sobre ele a ira de Deus permanece (João 03:36). Agora ele pode ver que foi “pesado na balança” da justiça de Deus e “foi achado em falta” (Daniel 5:27). Agora ela entende a necessidade de um sacrifício. “Cristo nos redimiu da maldição da Lei fazendo-se maldição por nós.” (Gálatas 3:13). “Deus demonstrou Seu amor por nós, pois enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8). Nós quebramos a Lei. Mas Cristo pagou essa multa por nós. É simples assim. E o sacrifício é este: que a pessoa tome conhecimento dos seus erros, se arrependa se batize e coloque toda sua fé em Jesus seguindo até o fim em obediência, e Deus cancelarão os seus pecados para que no Dia do Julgamento, Deus possa dizer: “Seu julgamento foi encerrado por falta de provas.” “Cristo nos redimiu da maldição da Lei fazendo-se maldição por nós” e, portanto, o redimido passa a exercitar o arrependimento para com Deus, a fé em nosso Senhor Jesus Cristo (Atos 20:21), coloca sua mão ao arado e não olha para trás, pois agora está apto para o reino (Lucas 9:62). A palavra apto significa “pronto para o uso”. O solo de seu coração foi transformado para que pudesse receber as palavras gravadas que podem salvar sua alma (Tiago 1:21) as pessoas convertidas dessa forma se tornam eficientes para ganhar novos cristãos para a igreja ao invés de serem apenas aquecedores de banco na igreja,serão trabalhadores e não preguiçosos, serão ativos para a igreja e não passivos.
É preciso ter uma compreensão correta da harmonia entre Lei e Graça. “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé” (2 Coríntios 13:5). A lei prepara o caminho para o evangelho, ela conduz os pecadores a ter fé no salvador expondo a natureza do pecado. É melhor que seja agora de que no Dia do Julgamento. A Bíblia diz ainda: “Procurai fazer firme a vossa vocação e eleição” (2 Pedro 1:10) e muitos sabem que há algo radicalmente errado com sua caminhada Cristã.tem pessoas que nunca caiu com rosto ao chão diante de Deus e disse: “Pequei contra Ti, ó Deus! Tem misericórdia de mim!”Nunca correu para os braços de Jesus Cristo para ser limpo pelo seu sangue, clamando desesperadamente: “Deus, tem misericórdia de mim, pois sou um pecador! E tem mais: falta-lhe o espírito de gratidão falta-lhe um zelo ardente do amor de Deus para com todos, Pessoas assim não podem nem dizer que o fogo de Deus queima em seus corações. Na verdade, há um grande perigo de estar entre aqueles chamados “mornos” que serão cuspidos da boca de Cristo no Dia do Julgamento (Apocalipse 3:16) quando as multidões clamarão a Jesus: “Senhor, Senhor” e Ele dirá: “Apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniqüidade: nunca vos conheci.” (Mateus 7:22-23). Ignoraram a Lei Divina. A Bíblia diz mais: “Aparte-se da iniqüidade todo aquele que profere o nome do Senhor.” Então irmãos façam isso hoje mesmo, reajuste o motivo de seu compromisso com Deus. Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Então, humilhe-se diante de Deus e Ele, no tempo certo, te exaltará (1 Pedro 5:5-6). Chame isso de renovação de compromisso. Ou Chame de compromisso. Chame do que você quiser. Mas certifique-se de está firme na vocação e eleição. (2 Pedro 1:10).
Que a paz de Deus seja com todos.
———
Voltar