O JEJUM QUE AGRADA A DEUS
10-04-2013 20:11O jejum
Existem interpretações diferentes sobre a forma de guardar jejum, mas o que a palavra de Deus no antigo e no novo testamento fala sobre esse assunto? Lá no livro de Zacarias no capítulo sete foram enviados homens até a casa do senhor para perguntar ao sacerdote se deveria continuar guardando o jejum que faziam há tantos anos, aquele que eles pranteavam e se sacrificavam para que o senhor ouvisse seus pedidos.
Então veio a palavra do senhor através do sacerdote dizendo: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim? Ou, quando comestes e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes? Não ouvistes vós as palavras que o Senhor pregou pelo ministério dos profetas precedentes? ( Zacarias 7;5, 6 e 7).
Vejam a lamentação do povo que se sacrificavam com o jejum. Porque jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Porque afligimos a nossa alma, e tu não o sabes? ( Isaías 58; 3)
Os homens que se sacrificavam em Jejum chegaram à conclusão que Deus não ouvia os seus clamores e que era um sacrifício em vão.
O jejum que não agrada Deus.
Eis que, no dia em que jejuais, achais o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates, jejuais e para dardes punhadas impiamente; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria: que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco grosseiro e cinza? Chamarias tu a isso jejum e um dia aprazível ao Senhor? (Izaias 58; 3,4 e 5)
Ao criticar severamente a forma errada de guardar o jejum, que era pelo sacrifício, o senhor ensina a maneira correta de como devemos guardar o jejum. O jejum que agrada Deus
Porventura não é esse o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e que despedaces todo o jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolha em casa os pobres desterrados? E vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne? Se fizerdes isto a tua luz romperá como a aurora, a tua cura se operará rapidamente, a tua justiça irá à frente, e a glória do senhor irá a tua retaguarda. Então clamará ao senhor e ele te responderá, clamarás por socorro e ele te dirá: Eis me aqui. (Izaias 58; 6, 7, 8 e 9)
Parece muito claro que no antigo testamento o nosso senhor não pedia para se sacrificar e se penitenciar em jejum, muito pelo contrário, o senhor disse que essa prática os homens faziam pelos seus próprios interesses.
E no novo testamento o que diz a palavra de Deus a respeito do jejum? No livro de Marcos no capítulo dois, Jesus é interrogado pelos fariseus. Porque os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não Jejuam? Jesus respondeu: Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo estiver com eles, não podem Jejuar. Dias virão, porém, que o noivo lhes será tirado; e então jejuarão naqueles dias.( Marcos 2 ;18, 19 e 20).
Os discípulos de João eram pessoas sem entendimento, pois João pregava no deserto para arrependimento, e os discípulos dos fariseus estavam ligados aos costumes antigos e não aceitavam os ensinamentos de Jesus, por isso eles jejuavam o jejum do sacrifício, mas observe que os discípulos de Jesus não Jejuavam.
Jesus disse que viriam dias em que o esposo seria tirado, ou seja, foram os dias em que Jesus foi preso e consequentemente morto em um sacrifício, os discípulos Jejuaram naqueles dias, não o jejum do sacrifício, mas o jejum da falta da comunhão com Jesus, que é nosso alimento e de todos os seus discípulos.
Mas então se no antigo testamento, Deus disse que não queria que as pessoas fizessem o jejum de se sacrificar e no novo testamento Jesus ensinou que seus discípulos não podem jejuar, porque então Jesus jejuou por quarenta dias e quarenta noites?
Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; (Mateus 4 , 1 e 2) .
Durante seu jejum Jesus foi tentado pelo diabo como homem e como homem, ele resistiu e venceu as investidas do maligno, a exemplo do que disse o próprio Jesus em Marcos, os dias em que fosse tirado o filho os discípulos jejuariam naqueles dias (Marcos 2 ;20)
Foi isso que aconteceu no jejum de Jesus, ele deixou sua posição de Deus para ser tentado como homem, ele jejuou por quarenta dias e quarenta noites, sem a sua principal fonte de alimento espiritual, se abstendo da comunhão com o pai celestial, esse foi o alimento que ele não comeu. Mas ao vencer as tentações do maligno os anjos vieram e o serviram, não serviram um prato de comida, mas os anjos como espíritos ministradores, restabeleceram a sua comunhão com o pai.
Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. (Mateus 4;11)
Temos então três tipos de jejum:
O jejum que não agrada Deus: É o jejum do sacrifício, aquele que o homem escolhe um dia, para afligir a sua alma, Deus não reconhece como uma obra que o agrade. (Isaias 58,5)
O jejum que todos nós já guardamos, mas não podemos guardar mais:
É aquele jejum da falta de comunhão com Deus, os discípulos guardaram quando ficou alguns dias sem o filho (Marcos 2 ; 20), Jesus guardou quando teve que ficar sem a comunhão com o pai (Mateus 4;2) e nós guardamos quando ainda éramos do mundo, antes da nossa conversão e renascimento.
O jejum que temos que guardar todos os dias: É a comprovação que nós somos verdadeiramente filhos de Deus, tem que fazer parte do nosso dia a dia à boa obra, o amor ao próximo e não somente em palavras, mas em atitudes verdadeiras. Fazendo isso a luz do senhor refletirá na nossa vida e nossa cura virá apressadamente, e quando dissermos: SENHOR ele dirá: Estou aqui. Isaias 58 ; 8
As práticas e os entendimentos da igreja estão contaminados de velhos costumes e doutrinas de homens, temos que ter atenção para a revelação da palavra de Deus e quando ela for dada não façam como aqueles que fazem os seus corações duros como o diamante para não ouvirem a lei de Deus, e nem as palavras do senhor enviadas pelo Espírito Santo. Zacarias 7 ; 12
———
Voltar