OS SETE ASPECTOS PRINCIPAIS DE DEUS
11-04-2013 21:01
Os sete aspectos principais de Deus
Todos nós já nos perguntamos: como é Deus? Dizem-nos que devemos orar, desviando-nos do problema e pensando em Deus; mas como vamos pensar em Deus? Qual é a natureza de Deus? Qual é o seu caráter? Onde está ele? Será que podemos entrar em contato com ele? E se for possível como faremos isso?
A primeira coisa a se perceber, e a mais fundamental é que Deus não é uma espécie de homem superior, a maioria das pessoas diria: é claro que não!Mas minha experiência de vida me mostra, mesmo nos dia de hoje, em sua maior parte as pessoas, no fundo do coração pensam realmente em Deus como um homem ampliado - só isso e nada mais, um homem muito bom, um homem extraordinariamente sábio, um homem de poder infinito, mas, ainda assim, um homem. Tal idéia não passa de uma projeção de suas próprias personalidades e não é preciso muita reflexão para mostrar que isso não pode se verdade, uma pessoa assim finita não poderia, de modo algum ter criado o universo sem limites que vemos pelos telescópios ou a infinita variedade de formas diminutas que enxergamos pelos microscópios, para não falar na criação infinita que ainda desconhecemos por completo, segundo os cientistas,existem cerca de seis bilhões de estrelas na nossa via láctea e cerca de cento e vinte e seis bilhões de outras galáxias que não conhecemos,é natural que uma pessoa que pensa em Deus como um homem é o mesmo que pedir para um inseto imaginar Deus, ele imaginaria como um inseto enorme de poder ilimitado, mas como nós somos possuidores das faculdades gêmeas da razão e da intuição temos que ir além desse estágio infantil e procurar chegar à verdade. Deus é infinito que é in-finito reflita sobre isso a cada dia, e uma vida inteira não será longo o bastante para captar tudo o que quer dizer, vamos dar um exemplo: você não poderia entrar num prédio para encontrar Deus porque se Deus pudesse ser localizado num determinado aposento ou prédio, não seria infinito, o que em geral acontece, é que enquanto ainda somos criancinhas muito novas, formamos idéias (naturalmente infantis) sobre todos os tipos de coisas, achamos que uma casa de três andares é um arranha-céu,achamos que a rua perto da qual moramos,é tão larga que o fato de cruzá-lo é uma viagem e tanto, achamos que nossos pais tudo sabem e tudo podem, nessa fase da nossa vida pensamos em Deus como parecido com nosso avô, depois então começamos a crescer, e à medida que chegamos à maturidade, vamos aos poucos revendo as nossas idéias sobre nossa família, nossa cidade, nossos pais, nossos negócios, esporte, política, porém na maioria dos casos, as pessoas nunca revêem a sua idéia inicial de Deus, e assim continuam nos seus anos de maturidade, a tentar conviver com a idéia de Deus que formaram na infância, e o resultado é muito limitante, claro, é como se o adulto tentasse usar o sapato de criança, não conseguiria caminhar.
Uma grande dificuldade prática ao discutir Deus é que não temos um pronome adequado para empregar, temos que usar (ELE) e (O), mas tais palavras são muito enganadoras, pois de modo inevitável sugerem um homem ou um animal macho usar (ELA) e (A) seria igualmente absurdo, referir-se a Deus como (ISTO), ou outra forma semelhante além de parecer desrespeitoso, sugere um objeto inanimado e sem inteligência, portanto o leitor deve lembrar que se usa (ELE) e (O) por falta de coisa melhor, a bíblia diz que Deus é Espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em Espírito e verdade, e o que quer dizer isso? Adorá-lo em Espírito significa obter uma compreensão Espiritual de sua natureza, e agora nos esforçaremos por fazer isso através desse estudo, é claro que não vamos definir Deus porque isso seria limitá-lo, mas podemos obter um excelente conhecimento funcional de Deus, e faremos isso considerando diferentes aspectos da sua natureza, analisando um por um.
Suponhamos que quisesse ver um grande edifício, e você sabe que não há meios de vê-lo todo de uma só vez, mas isso não quer dizer que você não possa familiarizar-se bem com ele. O que tem a fazer é rodear o prédio observando de ângulos diferentes, até ter visto tudo, olharia para ele do lado norte, em seguida do leste, depois do sul e por fim do oeste, saberia então exatamente a aparência do prédio, faremos o mesmo com a idéia de Deus.
Só existe uma maneira de nos aproximar de Deus que é pensando nele. Não existem degraus materiais que nos leva até Deus, apenas pensando nele é possível aproximar-se dele. No oriente certas pessoas insensatas tentaram aproximar-se de Deus mutilando os corpos, ou assumindo posturas desconfortáveis e antinaturais ou fazendo exercícios para realizar feitos acrobáticos difíceis - porém tais coisas não passam de perda de tempo, não existe outra maneira de encontrar Deus a não ser pela oração, e orar é pensar em Deus. Vamos entender isso: existem três degraus de intensidade na oração. O primeiro e o mais fácil deles é orar em vós alta, isso é chamado de tratamento audível. O segundo grau, um pouco mais difícil para a maioria das pessoas, mas que também é muito mais poderoso é pensar de maneira sistemática em Deus, reconhecendo sua presença onde parece estar o problema, isto se chama (meditação) e uma boa maneira de meditar é ler um versículo da bíblia e depois deixar que a mente se fixe nele. Atinge-se o terceiro grau quando o pensamento e o pensador se tornam um só e há uma vivida percepção da verdade, isto se chama (contemplação), porém não é possível que a maioria das pessoas consiga atingi-la esse grau pelo menos por enquanto, e ninguém deva tentar. Na hora certa ela chegará de forma espontânea, e antes da hora certa não se deve forçá-la. A maioria dos problemas pode ser resolvido através da oração audível ou da meditação.
Deus é infinito, porém nós como seres humanos não somos capazes de captarmos o infinito é claro, mas somos perfeitamente capazes de familiarizarmos com muitos aspectos ou atributos referentes de sua natureza, e de muitos aspectos da natureza de Deus. Vamos ver os sete aspectos principais de Deus que são os mais importantes, são as sete verdades fundamentais sobre Deus, e todas as demais são feitos de combinações de alguns dos sete,essas verdades jamais mudam,eram as mesmas há um bilhão de anos e serão as mesmas daqui há um bilhão de anos, assim cabe a nós, é evidente obter uma compreensão que possam ser a mais clara e a mais forte desses sete aspectos principais, isto pode ser feito pensando bastante neles, comparando-os entre si e identificando-os nas experiências do dia-a-dia isso também é oração e oração muito poderosa, o meio mais rápido de resolver um determinado problema é meditar sobre qual aspecto se aplica melhor no caso especifico, pensar em qualquer aspecto de Deus resolverá um problema, mas se você escolher o aspecto correto você obterá o resultado desejado com mais rapidez e mais facilidade.
O primeiro aspecto principal de Deus
O primeiro aspecto principal que vamos ver é a (vida) Deus é vida. Deus não é apenas viver, nem Deus dá a vida, mas (Deus é vida) onde existe Deus, existe vida, Deus é a sua vida, vida é existência ou ser. Quando você está doente está apenas parcialmente vivo. Quando está cansado ou deprimido ou desencorajado está apenas parcialmente vivo, estar vivo de verdade significa estar com saúde e juventude e interesse no trabalho de cada dia, pouco são as pessoas que expressam Deus de maneira adequada porque lhes falta o sentido da vida. O que acontece é o seguinte: as pessoas crescem até um sentido Maximo da vida, aquilo que chamam de (apogeu) da vida e depois a pessoa começa a se deteriorar aos poucos, num processo que chamamos de meia idade até que por fim chega à velhice e a morte, tal processo é comum a toda raça humana e está claro não é culpa do individuo, porém temos que superá-lo numa certa hora percebendo que esse processo é apenas uma crença falsa e sabendo (não meramente acreditando) que Deus é nossa vida e que ele jamais muda.
A alegria é uma das mais elevadas expressões de Deus como vida. Na verdade é uma mistura de vida e amor, e a bíblia diz que os filhos de Deus gritam de alegria isso quer dizer que quando percebemos que somos filhos de Deus devemos experimentar alegria, e que (a tristeza representa a perda da sensação da paternidade de Deus.) a alegria e a felicidade sempre tem um efeito expansivo, enquanto que o medo tem um efeito de contração e paralisação, uma criancinha se expande como uma flor que se abre quando vai ao encontro de alguém a quem ama e em quem confia; mas quando está com medo ela se encolhe para dentro de si mesma, é exatamente isso que acontece com a alma humana, quando uma pessoa diz: (não posso) verifica-se que a pessoa se retrai, não é possível imaginar uma pessoa dizendo (sim! Eu posso) com um gesto de retração, ou (não, não posso) de maneira otimista e direta, o nosso corpo sempre expressa a idéia; e a idéia de vida cura e inspira, enquanto que a idéia do medo e morte destrói.
Devemos dar conta do aspecto de Deus como vida para curar as moléstias, para crença de envelhecer, e para qualquer tipo de depressão ou desânimo,
A percepção da vida divina cura uma pessoa doente e é claro, podem também curar animais e plantas, os animais e as plantas em geral, reagem com rapidez a esse tratamento, e as plantas mais depressa ainda; mas não se deve manter vivo um animal velho através do tratamento depois que ele já ultrapassou o período normal de vida para a sua espécie, os animais e as plantas, reagem rapidamente porque não possuem o senso forte de egoísmo pessoal que a maioria dos seres humanos tem, eles nunca se convencem de que não podem ficar bons ou que a doença foi enviada para algum bom propósito. Tampouco cede ao desânimo porque não foram curados mais depressa. Vamos ver isso de uma maneira prática; uma experiência excelente é escolher duas plantas e começar a cultivá-las ao mesmo tempo, a seguir tratar de uma delas todos os dias, mas não da outra, muito em breve você ficará surpreso ao ver quanta diferença existe no progresso de uma e de outra, todo mundo sabe que alguns jardineiros têm muito mais êxito do que outros, embora as suas qualificações técnicas possam ser as mesmas, a razão disso está em que um deles ama as suas plantas, enquanto que o outro tem nelas apenas um interesse comercial. Eis uma experiência interessante que você pode fazer: num final de tarde, ao se encontrar num trem ou metrô lotado, vendo as pessoas á sua volta com ar de cansado e preocupado, desejando evidentemente estar no fim da viagem, então comesse a afirmar a presença de Deus como vida em todos os presentes, não pare,ficará surpreso e gratificado ao ver o que acontece. Primeiro uma pessoa se animará e sorrirá depois outra se descontrairá, e não vai demorar muito para que todos os ocupantes daquele vagão estejam se sentindo diferentes, não diga que isso é uma bobagem fantasiosa, mas faça essa experiência, experimente-a.
O segundo aspecto principal de Deus
O segundo principal aspecto de Deus é a (verdade) Deus é a verdade. Deus é a verdade em si e onde existir a verdade existirá Deus,Deus é a verdade absoluta e não muda,existem muitas coisas que são relativamente verdadeiras apenas em certas horas e locais, mas Deus é a verdade absoluta em todas as horas e em todas as circunstâncias, tão logo tocamos em Deus que é absoluto, as coisas relativas desaparecem.
Conhecer a verdade a respeito de qualquer condição faz com que esta cure, Jesus falou: (e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará) a verdade é que faz as grandes curas.
Você deve perceber Deus como verdade quando quer informações sobre qualquer assunto ou se suspeita que tenha que lidar com falsidade, se tem motivo para crer que alguém está tentando enganá-lo, então pense em Deus como verdade e afirme que a verdade divina reside na pessoa em questão e é expressa através dela, se você perceber isto com clareza suficiente essa pessoa falará então a verdade. Quando tiver que realizar alguma transação comercial importante passe alguns minutos percebendo a verdade divina e se houver algo que precise saber, isso virá à tona, é claro que muita gente pode não desejar enganá-lo, mas por algum motivo não lhe conta toda a história, em alguns casos a desonestidade intencional será frustrada se você fizer esse tratamento. A percepção de Deus como verdade poupará a você horas de pesquisa em qualquer campo, pois você será conduzido ao livro certo, a pessoas certas, ou ao local certo sem perda de tempo, ou a informação necessária chegará a suas mãos por qualquer outra forma.
O terceiro aspecto principal de Deus
O terceiro aspecto principal de Deus é o (amor) Deus é amor, Deus não é só amar, Deus é o amor em si, e provavelmente seria verdade dizer que de todos os sete aspectos principais este é o mais importante para pormos em prática. Não existe condição que o amor suficiente não cure, e onde houver boa vontade não será difícil criar um sentido suficiente de amor, com fins curativos, a bíblia toda trata da natureza de Deus e à medida que as escrituras se desenvolvem, a idéia de Deus fica cada vez mais clara, até que no final, diz-se (Deus é amor e aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele e mais alto do que isso não podemos ir. O próprio Jesus falou: nisto conheceram todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros onde existe o medo não pode existir o amor.a melhor maneira de se livrar do medo é perceber o amor divino, quando você amar a Deus mais do que ama o seu problema,estará curado.isso não te parece estranho?mas é verdade.se amar a Deus mais do que ama o seu micróbio,sua doença,sua mágoa,sua carência,ou o seu medo,então estará curado. se pudesse ter uma sensação de amor divino impessoal para com todas as pessoas ninguém conseguiria magoá-lo.se alguém viesse roubá-lo ou matá-lo,não conseguiria executar o que pretendia,o amor divino jamais falha,mas a coisa importante a se perceber é que o amor divino deve estar no seu coração e não pode operar de fora para dentro, digamos assim: se você tivesse amor divino suficiente no coração para todo o mundo poderia curar os outros falando o verbo uma só vez;e em muitos casos,a sua simples presença ocasionaria a cura sem que você tivesse que fazer qualquer esforço especial.é claro que quando tivesse atingido esse estágio,você já teria se livrado de toda critica e reprovação, nunca,nem mesmo por um instante,você desejaria ver alguém punido ou pensaria”bem feito!”isso não significa que você justificaria de modo algum o que estivesse errado,mas você condenaria o erro e não a pessoa que errou,um ex: se um bebezinho é levado e quebra um objeto de valor,você lamenta o objeto em si,mas não odeia o bebê,assim ao lidar com criminosos e outros delinqüentes devemos tomar as medidas cabíveis no que lhes diz respeito,tal como Trancafiá-los na Cadeia para o bem deles e da sociedade, porém sem ódio. Um ladrão deve ser preso, por exemplo, não apenas para impedir que suas vitimas sejam roubadas, mas para impedir que sua carreira criminosa cresça e acabe culminando ,quem sabe, num assassinato,.claro que sua pena na prisão deve ter como finalidade reformá-lo e não apenas puni-lo.
Da mesma maneira você não deve permitir que outras pessoas o ludibriem ou tirem vantagem de você. Isso seria ajudá-las a serem desonestas ou egoístas. Proteja seus próprios direitos, mas sempre num espírito de amor divino.
Existe a história de um estranho que se mudou para uma cidade e perguntou ao vizinho:
_Que tal o pessoal daqui?
O vizinho respondeu serenamente, com outra pergunta;
_Como era o pessoal no lugar de onde vieste?
O pessoal de lá era muito mesquinho e desonesto
O seu vizinho retrucou:
_Receio que encontrarão todos aqui.
Uma terceira pessoa que estava presente entrou na conversa comentando:
_Engraçado venho da mesma cidade e sempre achei o pessoal de lá muito bondoso e amistoso.
E o vizinho voltando para ela. Disse:
Também encontrarão todos aqui.
Perceber Deus como amor é o remédio para o medo.
_O único remédio. É adquirindo algum sentido de amor divino pensando sobre ele, analisando-o, afirmando-o e exprimindo-o na prática a todos os seres humanos sem exceção.
Se suas preces não são atendidas deve haver algo errado com você. O universo é governado por lei e não existe lei infligida. O próprio Jesus não infringiu a lei da existência quando realizou seus milagres: não poderia nem teria desejado isso, ele cumpriu a lei quando orou. Quando suas orações não são atendidas deve ser porque você não cumpriu as condições da lei, e isso acontece em noventa e nove vezes em cem porque falta a você o sentido de amor por todos. É uma lei divina que o amor cura e que o medo e a condenação danificam e destroem, trate-se para o amor todos os dias e fique atento aos seus pensamentos, fique atento a sua língua e fique atento a seus atos para que nada contrário ao amor encontre expressão.
A oração consiste em enxergar Deus onde parece estar o problema, quando uma pessoa parece estar se portando mal enxergue nela a presença de Deus. Quando uma parte do corpo está doente ou ferida, enxergue ali a presença de Deus. Onde parece estar faltando alguma coisa, enxergue a presença de Deus e afirme também o amor divino e quando você experimentar o sentido do amor divino a sua demonstração estará feita, e aquilo que necessita chegará até você. Não é necessário que você tenha uma experiência emocionante. O que fará a demonstração, sob quaisquer circunstancias é uma forte convicção da verdade com o sentido do amor divino da mesma forma da sua convicção de que dois e dois são quatros, você não discute essas coisas, apenas sabe que são verdadeiras, tenha a mesma convicção serena e firme sobre as suas afirmações da verdade e você fará a demonstração, às vezes você tem uma gostosa sensação de paz_ (a pomba pousa), porém não é necessária que isso aconteça para fazer a sua demonstração, de modo geral ela chegará sem isso, mas se a pomba pousar, pare de trabalhar. Não fale sobre as suas orações, guarde para si os seus assuntos espirituais. Não conte a ninguém que está orando por determinada coisa e de determinada maneira. Mantenham em segredo os assuntos da sua alma. Quando obtiver uma demonstração, não saia logo correndo para contar a todo mundo. Fique quieto até que a coisa se cristalize. Jesus quando curava, dizia as pessoas: vá e não conte a ninguém
Porque Deus é amor, Deus nunca pune ou ameaça ninguém. A ação de Deus só acontece para curar, consolar e inspirar. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais felizes, mais serenos e mais sadios somos. Na verdade. Os problemas e as doenças são de fato a maneira pela qual nos damos conta de que perdemos o sentido da sua presença. Quando cometemos erros ou agimos mal, o castigo que atraímos sobre nós mesmos é a conseqüência natural da lei que infligimos; e continuaremos a sofrer até cessarmos de infringir a Lei. Esta medida é muito sensata e misericordiosa, pois não poderíamos aprender de nenhuma outra maneira. Um fogão em brasa queima sua Mão se você tocar nele. Trata-se de uma coisa boa porque, se não acontecesse assim, algum dia você poderia colocar inadvertidamente a mão no fogo, e ela ficaria carbonizada antes que você pudesse evitar isso.
O quarto aspecto principal de Deus
O quarto aspecto principal de Deus é a (inteligência). Deus não é apenas inteligente, Deus é a inteligência em si. Quando você perceber com clareza que este é um universo inteligente, isso fará uma diferença importantíssima na sua vida. É óbvio que num universo inteligente não pode haver nenhuma desarmonia, dado que todas as idéias devem funcionar juntas para o bem comum. Isso significa que não pode haver colisões ou superposições em parte alguma, nem tampouco escassez. Uma máquina que tenha sido inteligentemente projetada não tem partes desnecessárias nem falta de partes essenciais. A máquina é exatamente precisa completa e perfeita e assim é o universo quando o compreendemos.
De modo especial é importante dar-se conta de que Deus é inteligência pela seguinte razão: ocorre por vezes que as pessoas, tendo superado a idéia infantil de que Deus é apenas um homem ampliado, e se voltando para o extremo oposto e pensam em Deus como uma força cega, tal como a gravidade e a eletricidade. Isso quer dizer que perderam todo o sentido do amor e paternidade de Deus. Na realidade esse ponto de vista não é muito diferente da pessoa que é materialista que em geral acredita com firmeza naquilo que ele chama de (leis da natureza).
Num universo inteligente não pode haver nem crueldade nem desperdício, pois estas duas coisas são sintomas infalíveis de falta de inteligência em quem é culpado delas. E assim sabemos que a desarmonia e a estupidez de qualquer tipo não passam de ilusões da mente carnal, e sempre começam a desaparecer quando a pessoa tem uma percepção de Deus como inteligência.
(Será Deus uma pessoa?) Não. Deus não é uma pessoa no sentido comum da palavra. Deus tem todas as qualidades da personalidade exceto a sua limitação. É verdade que a mente humana não consegue imaginar qualquer personalidade que não seja limitada, porém tal dificuldade provém das próprias limitações da mente humana em si, e é evidente, que isso não afeta a natureza de Deus. A bíblia diz: ”na verdade o que quer que você ache que eu sou isso eu serei para você” e isso quer dizer que, se atribuirmos a Deus todas as qualidades de uma personalidade infinita, inteligente, amorosa, dotada de poder infinito, Deus será exatamente isso para nós.
Ao adquirir estas idéias mais amplas e melhores de Deus você não deve sentir que, digamos assim: trocou o Deus da sua infância por um novo Deus, mas sim que está simplesmente adquirindo uma idéia melhor e mais adequada do mesmo Deus que sempre adorou; porque é claro, só existe um Deus.
Você deve tratar-se para a inteligência pelo menos duas ou três vezes por semana, pensando nela, reivindicando-a para si, tal prática fará com que todas as atividades da sua vida sejam mais eficientes, sem dúvida deve haver coisas que você poderia fazer de maneira melhor do que está fazendo, e o tratamento fará com que esse fato fique bem claro para você, e uma nova maneira de trabalhar lhe será mostrada. Algumas pessoas ficam um pouco magoadas quando se lhes diz que se tratem para a inteligência, considerando tal conselho como desdouro para as suas mentalidades, porém quanto mais inteligente uma pessoa é, tanto mais ela se dá conta de que precisa muito mais desta faculdade.
Quando as coisas parecem ir mal em sua vida, ,trate-se para a inteligência.quando seus negócios ou outras situações parecerem ter chegado a um impasse ,trata-se para a inteligência.quando lhe parecer que se deparou com um muro de pedra e que aparentemente não há uma saída ali,trate-se para a inteligência.se precisar lidar com alguém que pareça ser muito burro ou tolo,perceba que a inteligência divina age nele porque é filho de Deus e, se você obtiver uma percepção suficiente,ele mudará para melhor. Às vezes acontece, todavia, que é você a pessoa que está falhando, embora não tenha a mais leve suspeita disso, e nesse caso, você enxergará a sua falha e se modificará. Crianças e jovens reagem muito bem ao tratamento para a inteligência. Se você está interessado numa criança que está na escola ou num jovem que freqüenta a universidade, trate-o várias vezes por semana para a inteligência, e ficará surpreso ao ver como farão progresso nos estudos. Lembre-se também do fato maravilhoso de que,quando você trata alguém (até você mesmo) espiritualmente,o resultado de tal tratamento permanecerá com o paciente não apenas no momento, mas pelo resto da sua vida. Se você tratar uma criança para inteligência hoje, o seu rendimento escolar aumentará muitíssimo, e daqui a cinqüenta anos,quando for um homem de sessenta ele será mais inteligente e, portanto, mais feliz e bem-sucedido por causa do tratamento de hoje.
Se for comerciante, trate a si mesmo e a seus ajudantes para a inteligência diversas vezes por semana. Algumas pessoas têm por hábito abençoar a loja ou o escritório todas as manhãs logo que chegam ao trabalho e com isso têm obtido resultados esplêndidos.
O aspecto de inteligência de Deus é muito importante na sua relação com a saúde do corpo. Não seria um procedimento inteligente fazer um corpo que pudesse ser ferido ou danificado com facilidade, ou que ficasse velho em apenas setenta ou oitenta anos de uso. Tampouco seria inteligente dar ao homem sentidos como a visão e a audição para falharem muito tempo antes de se tornarem desnecessários. Contudo a mente carnal crê nessas coisas, e assim os corpos das mulheres e dos homens experimentam uma decadência no decurso daquilo que é chamado de ( velhice) seus ouvidos,olhos,e dentes passam a faltar-lhes,e a morte acaba sobrevindo. Quando a raça humana, perceber com suficiente clareza que Deus é inteligência, a ’’crença na velhice’’será sobrepujada.
Sabemos que orar é pensar em Deus, mas para pensar nele é preciso ter certa dose de conhecimento a seu respeito. E é isso que fornecem estes aspectos principais. Eles nos permitem pensar em Deus de maneira inteligente. Ao se fixar num destes aspectos você está desenvolvendo em si mesmo essa qualidade. Pensar em Deus com amor faz com que você se torne mais amoroso, e ainda o livra de certa quantidade de crítica, ressentimento e condenação. (Pensar em Deus como vida melhora a sua saúde) dá lhe mais energia, e assim por diante,quando lhe surgir alguma espécie de dificuldade,tente perceber o aspecto principal que represente justamente o oposto. Deste modo você tem percepção (do amor para superar o medo ou a raiva) (da vida para curar a doença) (da verdade para pôr a nua à falsidade) e assim por diante.
(O quinto aspecto de Deus)
O quinto aspecto principal de Deus é (Alma) com A maiúsculo, não se pode confundir com a alma com a minúsculo, que é aquilo que a psicologia moderna chama de psique e é um nome para a mente humana que consiste no nosso intelecto e nossos sentimentos.
Alma é aquele aspecto de Deus pelo qual ele é capaz se (individualizar) a palavra’’individuo’’significa indiviso. A maioria das pessoas parece pensar que significa exatamente o contrário. Para elas a palavra sugere (separação, isolamento), mas estão enganadas. Individuo quer dizer indiviso, e Deus têm o poder de se (individualizar) sem digamos assim, dividir-se em partes.
Deus se individualiza como homem e, portanto você e eu somos uma individualização de Deus. Deus pode individualizar-se num numero infinito de seres distintos, ou unidade de consciência, e, no entanto não ser distinto de maneira alguma. Apenas Deus pode fazer tal coisa, porque Deus é Espírito. A matéria não pode ser individualizada, mas apenas dividida. Se você rasgasse a metade da página de um livro, e depois rasgasse em pedacinhos, teria dividido a página. O restante da página seria menor por causa da parte que faltaria, e a página inteira seria a soma de todos os fragmentos. Isto é (divisão) não é individualização. O Espírito, todavia pode ser individualizado e esta possibilidade é o aspecto de Deus a que chamamos (Alma)
Esta será uma idéia nova para a maioria das pessoas que estão tendo acesso a este estudo (pois nosso treinamento habitual nos prepara para compreender apenas a matéria), portanto é preciso que você reflita nesta idéia muitas vezes até estar consciente de que a entendeu.
Desse modo o seu verdadeiro eu, ou seja: o cristo interior, o homem espiritual, o eu sou, ou a centelha divina, como tem sido chamado, é uma individualização de Deus. Você é a presença de Deus onde está, isso não quer dizer, é evidente, que você é um Deus pequeno, absurdo e pessoal. Você é uma individualização do primeiro e único Deus.
O homem pode ser comparado á uma lâmpada elétrica, a corrente elétrica está presente em todas as partes do circuito, mas brilha ou, digamos figuradamente, torna-se consciente de si, mesma na lâmpada.
Assim a mente divina torna consciente de si mesma em você e é isso o que você é. Jesus que pregou as pessoas numa terra de vinhedos disse: ‘’eu sou a videira, vós os ramos,,, ’’é evidente que a vida nos ramos é a vida comum a toda a videira expressa naquele local determinado, e um ramo, se for separado da videira-mãe, morre, bem, o homem não pode ser separado de Deus em realidade, mas pode ser separado em crença humana, e quando a crença na separação ocorre, a crença na morte se segue, num grau maior ou menor. Os graus menores são o que chamamos de doença, depressão, desanimo e velhice. E no grau maior torna-se a própria crença na morte, isso ocorre quando perdemos por completo o corpo e desaparecemos deste plano terrestre, deixando o corpo para trás. O pensamento de morte é, na verdade, uma carga de medo extremamente aguda.
Quero alertar ao leitor que acompanha este estudo, que este não é um assunto que se domine com facilidade, serão necessárias muitas releituras das mesmas e muitas orações para obter esclarecimento, para que haja uma compreensão total, devendo-se estar atento para não tirar conclusões apressadas.
Perceber até certo nível, que você é uma individualização de Deus não poderia torná-lo egoísta ou vaidoso, pelo contrário, isso lhe proporciona a verdadeira humildade e ao mesmo tempo, a verdadeira autoconfiança e, na realidade é a única trilha para se chegar á superação do medo.
Alguns dos antigos egípcios se referiam ao homem como um raio de sol. Esta idéia é maravilhosa e expressa belamente à verdade, se você trabalhar com regularidade percebendo esta unidade com Deus mudará para melhor, para além do reconhecimento, seu corpo e sua mente mal serão reconhecíveis, as pessoas dirão que não pode ser você, deve ser um irmão mais novo, mas por outro lado, se pensar de modo negativo á seu próprio respeito, se acreditar que é um pecador desgraçado e continuar repetindo tal coisa, esta será a melhor maneira de você se tornar um desgraçado pecador.
O aspecto de Deus com Alma é aquele que você deve perceber quando é chamado para realizar alguma tarefa ou incumbir-se de alguma responsabilidade que parece grande demais para a sua capacidade. Por exemplo: um vendedor numa loja pode ser chamado de repente, para substituir o gerente, quem sabe em caráter permanente, e sente medo porque acha que não está a altura do cargo, ou num navio em alto-mar, um oficial subalterno poderá ser chamado de repente para assumir o comando da embarcação devido a uma série de acidentes. Em ambos os casos, a pessoa interessada deve trabalhar no aspecto de Deus como alma, percebendo que ela, pessoa, é uma individualização de Deus e que, portanto, Deus trabalha através dela. Se isto ficar bastante claro para ela, a pessoa se surpreenderá ao ver como tudo correrá bem, e ela própria terá tido acesso, de modo permanente, a uma categoria de trabalho mais elevada.
Quando perceber que (você e Deus são um só) a tarefa se torna (nosso problema em vez de meu problema) é claro que,quando você entra nessa parceria,é parte essencial do contrato o fato de que você deve praticar a regra de ouro. Ou seja: Todas as pessoas com quem lidar devem ter um tratamento justo, o que significa tratá-las exatamente como gostaria que elas o tratassem se as posições estivessem invertidas.
Os dedos do grande pianista não trabalham por conta própria digamos assim, seus dedos não são independentes, fazem parte dele, expressam o pianista no teclado, e não tem que se dar ao trabalho de pensar qual a nota que deverão tocar ou ficar se perguntando se serão capazes de tocá-las. Sabem que se encontrarão tocando as notas certas, porque o mestre toca através deles ou por meio deles, Deus é Deus.
O sexto aspecto principal de Deus
O sexto aspecto principal de Deus é o (Espírito). Deus é Espírito. Sabemos que Deus é Espírito, mas o que significa isso?Bem, Espírito é aquilo que não pode ser destruído, ou danificado, ou ferido, ou degradado, ou maculado de forma alguma. O Espírito não pode deteriorar-se, não pode ficar velho ou cansado. Não pode conhecer o pecado, ou a condenação, ou o ressentimento, ou o desapontamento. É o oposto da matéria, a matéria está sempre se deteriorando. Enquanto você permanece sentado lendo esta página, na verdade ela está se desgastando, as roupas que você veste estão se desgastando, o seu próprio corpo está se desgastando,,, e algum dia tudo isso será pó. É verdade que levará muito tempo, segundo os nossos padrões, para que tais coisas aconteçam, mas elas acontecerão. Houve época em que na áfrica e na Ásia, floresciam grandes cidades com prédios e monumentos esplendidos, cidades que desapareceram sem deixar vestígios, pois se fundiram com as areias do deserto. Isso é inevitável porque a matéria está sempre se desgastando ‘’nasce como a flor, e murcha; foge como a sombra, e não permanece’’
Na verdade isto é uma coisa esplêndida, pois significa que o mundo está sendo constantemente renovado é esplendido que as coisas velhas devam desaparecer para que coisas mais novas, limpas e melhores possam tomar seu lugar. Se a roupa não se desgastasse, muita gente continuaria a usá-la durante muitos anos até que ela ficasse saturada de poeira, em vez disso compramos roupas novas a intervalos freqüentes. Se os automóveis não se desgastassem, ainda poderíamos estar usando os modelos de trinta anos atrás. Jamais devemos tentar nos apegar mentalmente aos objetos materiais, mas estar sempre pronto a renová-los, melhorando-os. O capítulo de Jó citado acima é uma expressão da limitada visão humana a respeito desses assuntos, ou seja: (a causa real das dificuldades de Jó foi a sua atitude mental)
A matéria se desgasta, mas o Espírito não, porque o Espírito é substância. Herbert Spencer define substância como aquilo que não está sujeito a discordância ou a decomposição, webster diz: ‘’aquilo que fundamenta todas as manifestações exteriores... Aquilo que constitui qualquer coisa que exista ’’tudo isso só se pode aplicar a coisas espirituais.
Você é Espírito. O seu corpo é espiritual, mas você é Espírito. O Espírito não pode morrer e jamais nasceu o seu verdadeiro eu jamais nasceu e jamais morrerá. Você é espírito eterno, divino. Imutável, em sua verdadeira natureza. O universo inteiro é uma criação espiritual, porém nós o enxergamos de uma forma limitada, e esta forma limitada nós o conhecemos como (matéria) você já deve ter visto uma janela feita de vidro canelado, e sabem que, se olhar para a rua através dela, tudo se apresenta deformado, as pessoas, os automóveis, aparecerão torcidos e deformados de uma maneira absurda e feia. Apesar disso, você sabe que essas coisas não são assim, na verdade, é que a deformação deriva do fato de as estar vendo erradamente,da mesma forma,os danos,decomposição,pecado,doença e morte e tudo aquilo a que chamamos de ‘’matéria’’procedem da nossa falsa maneira de ver.nossa falsa visão faz com que nos conheçamos apenas entre um nascimento aparente e uma morte aparente ,mas isso também é uma ilusão.esta visão deformada do espírito é,na realidade,o que conhecemos como ‘’matéria’’ A bíblia se refere a essa deformação como ‘’A mente carnal’’eucken diz que ’’a realidade é um mundo espiritual independente,não-condicionado pelo mundo aparente dos sentidos’’( e isto é substância )
A matéria é irreal no sentido filosófico. Não é. Está claro, alucinação. Mas também não é a coisa externa e separada que parece ser. A vida é um estado de consciência, e o mundo que vemos á nossa volta é parte da nossa consciência. Temos consciência de certos objetos e certos acontecimentos, porém estas são experiências mentais embora inadvertidamente lhes damos existência objetiva.
É freqüente que objetos materiais pareçam ser muito belos. A beleza da natureza e a beleza da arte são familiares a todos nós, mas na realidade ela é o Espírito da verdade que transparece, mas não é devido a matéria, quanto mais fino o véu da matéria mais beleza vemos, e quanto mais espesso o véu da matéria menos beleza vemos.numa bela paisagem o véu da matéria (a limitação em nosso pensamento)é comparativamente fino,e numa favela feia é comparativamente espesso,mas esta é a única diferença.toda a beleza,todo o bem,toda a alegria são a presença de Deus percebida através do véu da matéria.
O momento de perceber o aspecto de Deus como espírito é quando algo parece estar danificado, ou maculado, ou decomposto, se você puder perceber a presença do Espírito onde parece estar o problema, a condição nefasta começará a melhorar, e se sua percepção for bastante clara, a condição ficará totalmente curada.
Ex: quando Jesus viu o homem com a Mão mirrada percebeu que, em verdade a mão era Espiritual e a Mão se curou. Quando se dizia que lázaro estava morto, Jesus percebeu que o verdadeiro homem é Espírito e não morre e lázaro apareceu vivo.
Quando você perceber que uma determinada coisa não é na realidade matéria, mais uma idéia Espiritual vista de maneira limitada a ‘’coisa’’se modifica para melhor. Não importa que seja uma coisa viva como uma parte do seu corpo, ou um animal, ou uma planta, ou algo a que damos o nome de objeto inanimado: a lei é a mesma, os chamados objetos inanimados são em verdade idéias espirituais. Uma mesa, uma cadeira, seu relógio, seus sapatos, sua casa, uma ponte, todos são idéias espirituais vistas de maneira limitada, ou seja: (nublada)
A que chamamos de matéria. Você não é uma idéia espiritual, mas sim uma individualização de Deus, mas as coisas são idéias espirituais, sejam elas grandes ou pequenas. Um animal é um maravilhoso agrupamento das idéias de Deus no qual a inteligência é um componente principal, mas não é uma individualização de Deus.
Se você teve dificuldade em acompanhar estas duas últimas páginas, ignore-as por enquanto e estude o restante desse capitulo. Mais cedo ou mais tarde passará a enxergar essas coisas com mais clareza, por si mesmo. Não teorize demais sobre esse assunto, mas apenas faça algumas experiências práticas. Quando alguma coisa está apresentando dificuldade, afirme e tente perceber que, na realidade se trata de uma idéia espiritual e verifique o que acontece. Se um automóvel ou qualquer outro tipo de mecanismo. Estiver dando problemas, experimente tratá-los. Sei que isso vai parecer fantástico para quem não está familiarizado com a lei espiritual. Por isso eu digo: não seja obstinado, mas experimente.
O sétimo aspecto principal de Deus
O sétimo aspecto principal de Deus é o (principio), e Este é provavelmente o menos compreendido de todos. As pessoas em geral não pensam em Deus como principio, mas é exatamente isso que ele é.e o que significa a palavra (principio)?
Bem, consideramos alguns dos princípios em geral aceitos ‘’a água busca o seu próprio nível’’isto é um principio. Não é uma gota de água determinada e não é o curso tomado por uma determinada gota de água em determinada localidade, mas é um principio geral que se aplica a toda água em qualquer parte da terra,, não é uma coisa ou ação particular. É um principio. Vejamos outro exemplo: ’’a matéria se expande quando aquecida’’como isto é um principio, é verdadeiro em qualquer tempo e em qualquer circunstância. Aqueça uma peça de aço e ela se expandirá, não importa em que país esteja ou a quem pertença ou com que finalidade esteja sendo usada. O principio da expansão pode ajudar um mecanismo a funcionar adequadamente se este for bem projetado, ou pode destrui-lo, se ele não for bem projetado, mas o principio é imutável, repetimos que este principio não é uma coisa ou uma ação. Não é o aço nem é o processo da expansão em si; é o fato de que a matéria se expande sob a ação do calor.
Consideremos ainda outro principio: a soma dos ângulos de qualquer triângulo é sempre igual a 180º. Não importa que tipo de triangulo se considere; contanto que seja um triângulo, O principio existe. Tamanho ou material não faz diferença. A área do triângulo pode ter um centímetro quadrado ou um milhão de metros quadrados, o principio é o mesmo. O triangulo pode estar disposto horizontal. Ou verticalmente, ou em qualquer plano, o principio permanece. Estes princípios repito; eram verdadeiros a um bilhão de anos e serão verdadeiros daqui a um bilhão de anos.não podem mudar e não mudam,pois um principio não muda.
Deus é o principio da harmonia perfeita e Deus não muda; portanto a harmonia perfeita é a natureza da sua criação, a prece é atendida porque Deus é principio e,quando oramos de maneira correta,nos entrosamos harmonicamente com a lei da existência. A oração não tenta modificar a lei, não tenta abrir exceções a nosso favor, não pede a Deus que modifique as leis da natureza para nossa conveniência temporária,mas nos sintoniza,digamos assim, com o principio divino, e então vemos que as coisas dão certo. Se você tem um rádio e quer ouvir a emissora wjz então você sintoniza a emissora wjz não espera ouvir este programa na rádio wabc,enquanto está sintonizado com a estação errada,não espera escutar o programa certo,nem suplica a Deus que troque os programas de emissora para agradar a você,tampouco chora ou arranca os cabelos,simplesmente altera a sintonia do seu aparelho até ficar sincronizado com a estação que deseja.temos problemas e dificuldades porque saímos da sintonia mental com Deus,ou o principio divino da nossa existência,e nossa única solução é voltar e entrar em sintonia.se Deus fosse abrir exceções porque estávamos em grandes dificuldades (o que devido á sua natureza,nunca poderia fazer)nós jamais saberíamos onde estávamos pisando.suponhamos que a lei da gravidade não funcionasse em determinados dias,digamos;as terças- feiras ou se ela fosse ocasionalmente suspensa sem aviso-prévio ,digamos porque um homem importante tivesse caído do telhado,você sabe o que aconteceria ao mundo.além de alguma coisa mais viveríamos confusos porque nunca saberíamos o que esperar,porém a lei da gravidade jamais cessa de funcionar,pois se trata de um principio.
Você pode estar achando que este fato é limitante, ou mesmo deprimente, mas pelo contrário, ele é encorajador ao extremo porque como o principio não pode mudar, você sabe que sempre fará a sua demonstração se puder atingir um nível suficiente alto de consciência. Se elevar a sua consciência e ainda assim, não obtiver a sua cura ou sua liberdade, então isso só poderá significar que o principio se rompeu, porém você sabe que isso não pode acontecer, portanto é apenas uma questão de prece ou tratamento suficiente e sua dificuldade seja ela qual for cederá.
Deus é principio. O principio da perfeita harmonia, e, portanto a harmonia perfeita é a lei da existência. Observe que esta sentença em si é um tratamento muito poderoso.
Este aspecto de Deus como (principio) pode ser usado a qualquer hora, mas é em especial útil quando você se sente desanimado com relação as suas preces, ou em casos em que parece haver grande dose de má vontade ou preconceito envolvido. Em outros casos em que parece haver sentimento de vingança ou despeito, essas coisas se desfarão ante a percepção de que o principio divino é o único poder que existe, e que simplesmente não há falsa personalidade que pense um mal desse tipo.
-Portanto esses são os sete aspectos de Deus e nós estudamos em separado, um de cada vez; porém, é claro, Deus os tem a todos, o tempo todo, e não se pode de fato isolá-lo uns dos outros. Como exemplo, sabemos que a rosa tem cor-(vermelho) tem peso (tantas gramas) tem (formato), têm (fragrância), (odor), eis aqui quatro coisas diferentes: cor, peso, formato e fragrância, e nós as determinamos e falamos delas em separado, a fim de compreender totalmente a rosa, porém a rosa as têm todas ao mesmo tempo e o tempo todo. Do mesmo modo, este sete aspectos principais coexistem em Deus o tempo todo. Na prática, muitas vezes é melhor lidar com um determinado problema percebendo dois ou mais desses aspectos principais de Deus. Em caso de dúvida, afirme tranqüilo, que Deus está pensando através de você. (Deus pensa por meio do homem) ‘’Deus pensa através de mim’’ é uma das melhores afirmações que você pode usar a qualquer hora. Cada um dos sete aspectos principais é uma qualidade distinta como os elementos em química. Um elemento químico como você sabe, é apenas ele próprio e nada mais. O oxigênio é um elemento porque não há nada nele exceto oxigênio; o hidrogênio é um elemento, pois não há nada nele exceto hidrogênio, a água por outro lado, é um composto, uma combinação de hidrogênio e oxigênio tal como são composto o aço e o ácido sulfúrico, para citarmos outros exemplos existem muitos atributos de Deus, tais como a sabedoria, a beleza, a alegria, e assim por diante, porém são compostos, formados, por dois ou mais dos sete aspectos principais de Deus. A sabedoria, por exemplo, é o equilíbrio perfeito entre a inteligência e o amor, não é um elemento. Se tivesse a inteligência sem o amor, você poderia ter ao menos por algum tempo, a maldade engenhosamente organizada. O tradicional satã é um exemplo desse caso sempre lhe creditam uma extrema inteligência na promoção de suas tramas,quando se tem amor sem inteligência,o resultado é uma insensatez sem limites. A criança mimada é o exemplo mais evidente deste perigo. O pai (ou a mãe) está cheio de amor, mas falta-lhe a inteligência, e assim ele estraga a crianças com mimos e faz dela um estorvo para si mesmo e para os que a cercam.
A beleza é um atributo de Deus e o perfeito equilíbrio da vida, da verdade e do amor. Em qualquer verdadeira obra de arte, seja ela um quadro, um prédio. Uma composição musical, ou o que lhe aprouver, você verá que esses três aspectos estão equilibrados, e freqüentemente nos depararmos com uma obra de arte que admiramos, mas que, de certa forma, achamos que não está realmente completa. Uma analise cuidadosa mostrará que um desses aspectos está faltando ou não está representando de modo suficiente.
Num certo sentido poder-se-á dizer que os três primeiros aspectos são os mais fundamentais, e que são representados pelas três cores primárias _ amarelo para a vida, azul para a verdade, e vermelho para o amor esta não é uma disposição arbitrária, tem uma base metafísica, e se você está interessado nesta fase da verdade pode fazer um tratamento especifico neste assunto.
Quando você se der conta de que todo o universo não passa de uma rede de pensamento e que, na verdade, o homem não pode conhecer nada além dos próprios estados de espírito, verá que tem que haver todo o tipo de relacionamentos e interdependências insuspeitos entre coisas aparentemente não relacionadas no mundo exterior ‘’não podeis colher uma flor sem que uma estrela trema’’
Existem dois sinônimos para a palavra ‘’Deus ‘’ (mente e causa) estes não são ‘’aspectos de Deus’’mas sinônimos, cada uma dessas palavras, significa exatamente a mesma coisa que a palavra Deus em si. Deus é o nome religioso para o criador de todas as coisas. Mente é o nome metafísico, e causa é o nome das ciências naturais para Deus. Qualquer coisa que tenha existência real é uma idéia da mente única. Esta é a interpretação metafísica do universo. Do ponto de vista das ciências naturais podemos dizer que toda a criação é o resultado ou efeito de uma causa (Deus e que não existem causas secundárias. agora, uma causa não pode ser conhecida diretamente. pode ser conhecida apenas pelo seu efeito, e assim o universo é a manifestação ou o efeito da causa ou (Deus) e Deus é bom.
Reflita sobre estes aspectos principais todos os dias. Se você costuma pensar com rapidez, reflita sobre eles, diversas vezes. Se pensa devagar reflita sobre eles uma ou duas vezes não há vantagem especial alguma em se pensar rápida ou lentamente, é apenas uma questão de temperamento, e tanto uma coisa como a outra podem realizar o mesmo trabalho. Afirme que compreende cada um dos aspectos principais e que os expressa. Uma prática excelente é utilizar o cartão do amor divino para cada aspecto, trocando a palavra ‘’amor’’ pela do aspecto em que estiver trabalhando no momento.
Vai uma sugestão para quem está interessado neste estudo. Faça uma experiência não perca tempo discutindo se a coisa parece ou não razoável, mas faça à tentativa. Isolem-se alguns minutos por dia durante vários dias; se puder escolher mais ou menos a mesma hora do dia, mas isso não é essencial, abandone todas as suas preocupações no momento; isto é absolutamente essencial; relaxe o corpo e convide discretamente o grande poder de Deus que é o poder universal a entrar em sua mente e a dotá-lo da coisa de que você mais estiver precisando, seja saúde, ou orientação, ou alguma informação referente a um determinado assunto, ou emprego, ou seja, lá o que for, porém, em hipótese alguma você deve dar instruções ao poder de Deus, porque ele não as aceitará e, caso tente forçá-lo, nada acontecerá. Seja receptivo. Seja aberto. Seja humilde. Não mostre impaciente. E você verá o que verá. Algo extraordinário acontecerá.
‘’Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas sim, aquele a quem o senhor louva’’ (cap. 10 de 2 coríntios 10: 18)
Para edificação e conhecimento do poder de Deus a todos.
(Concluído dia 4 de julho de 2012) João Carlos
Original de Emet Fox
———
Voltar