JESUS COMENTA O SEXTO MANDAMENTO
17-04-2013 19:48
Jesus Comenta o Sexto Mandamento
Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; aquele que matar será réu de juízo. Em outras palavras; quem matar terá que responder em juízo. Jesus dá esse exemplo especifico de sua interpretação da lei, restaurando a verdade em sua forma original. A expressão quando ele disse: “ouvistes “significa que a maioria dos ouvintes nesta ocasião não tinha nem mesmo lido a lei. A maioria daquele povo eram rudes lavradores e pescadores. Quando Jesus conversou com os sacerdotes e anciãos, Jesus perguntou: Nunca lestes nas Escrituras? (Mateus 21: 42) No entanto, esse mesmo dia um grupo de pessoas comuns do povo, dentro do átrio do Templo, dirigiu-se a Jesus dizendo: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre (João 12: 34) o entendimento correto desse mandamento que diz: “não matarás”. (Êxodo 20:13)com relação ao nosso próximo indica que; devemos respeitar e honrar a sua vida,pois toda vida é sagrada(Gênesis 9:6)Jesus exaltou este mandamento em (Isaias 42: 21) a ira E o desprezo vemos em(Mateus 5: 21 e 22) Mais adiante o apóstolo João adicionou a sua palavra sobre o ódio (Epistola de João 3: 14 e 15)que diz: “nós sabemos que passamos da morte pra a vida,porque amamos os irmãos;quem não ama a seu irmão permanece na morte.qualquer que aborrece a seu irmão é homicida.e vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna”. Este mandamento não só proíbe a violência física quanto a algo que traz conseqüências muito maiores do que a morte física, que é o dano feito na alma como sabemos que o diabo é homicida desde o princípio,e que ele não matou Adão e Eva fisicamente,mas matou em espírito. Quando induzimos nossos irmãos ao pecado por nosso exemplo e nossa conduta estamos contribuímos assim para a destruição de suas almas. Os que dessa forma corrompem uma pessoa estão matando num sentido muito pior do que o assassino que mata o corpo Jesus disse: e não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Mateus 10; 28)
O assassinato é o resultado final do ódio. Uma pessoa pode esconder seu ódio de seu próximo, e daquelas pessoas que são o objeto de sua ira. E o Máximo que podemos fazer é castigar as ações que resultam do ódio. Mas Deus pode chegar até a raiz do assunto para condenar e castigar a pessoa por causa do ódio. Então foi isso que Jesus ensinou.isso era algo completamente novo, algo que a humanidade não havia captado o suficiente, Jesus ensinava que não era suficiente não cometer o assassinato ,mas sim nunca ter desejado cometer o assassinato, O ensino de Jesus era que não era bastante não cometer adultério; o suficiente sería nunca desejar cometê-lo.Pode ser que não tenhamos matado uma pessoa, porém, quem pode dizer que nunca desejou fazê-lo? Pode ser que nunca tenhamos cometido adultério; porém, quem pode dizer que nunca tenha experimentado o desejo de algo proibido?
Então irmão é esse o ensino de Jesus.ele ensinou que os pensamentos são tão importantes quanto as obras, e que não basta não cometer pecado; mas o que bastaria seria não desejar cometê-lo.
Que Deus abençõe a todos
———
Voltar