A parábola acerca da providencia
08-04-2013 20:14
A Parábola Acerca da Providência encontra-se registrada em (Lucas 14:25-3)
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. |
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. |
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? |
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, |
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. |
Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? |
De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. |
Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. |
Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? |
Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. |
Jesus observava a multidão que O acompanhava e sabia que entre eles, bem poucos, permaneceriam nas Suas pisadas até o fim. Na época de Cristo já tinha aqueles que o seguiam por algum interesse relacionado à esta vida terrena e material.
Se você pudesse seguir a alguém que tem a capacidade de sondar seus pensamentos e intenções, como você se comportaria? Aquele povo tinha o perfil descrito em – (Isaias 29:13) O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.
Jesus, então, lhes propôs uma parábola acerca da providência, falando sobre a necessidade que existe em se tomar uma decisão objetiva, calculada e amadurecida, para segui-Lo e para servi-Lo. Para ser de Jesus, basta crer nele e O aceitar em seu coração. Mas Para segui-Lo e para servi-Lo não é tão simples assim.
Jesus nunca iludiu ninguém com promessas fantasiosas de sucesso e de prosperidade. Jesus não queria seguidores a todo custo, nem a qualquer custo.ele disse: "No mundo tereis aflições", "Eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos", estas sim, são as frases que o Senhor proferiu quando convocou alguns para serem seus discípulos.
Não existe um homem ou mulher de Deus que tenha se disposto a fazer a obra de Deus que não tenha passado por inúmeras privações e provações – (2timóteo 3:12)
O Senhor Jesus disse que ao final ganharíamos 100 vezes mais, porém, no início, "sereis odiados e perseguidos por muita gente". O que muitos pregadores não dizem em suas pregações é que, para se chegar aos "100 vezes mais", primeiro teríamos que cumprir com essas palavras ditas pó Jesus "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo". E, ainda, em alguns casos, seria necessário "... aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida..." Ora, quem aborrece a sua própria vida em função de um projeto, não está esperando lucro em função desse investimento. Deus, que é justo, termina por recompensar àqueles que se entregam ao Seu Reino. Mas, só chega lá, quem O serve desinteressadamente.
Como um homem que iniciou a construção de uma torre sem ter feito um orçamento e um planejamento adequados e, depois passou vergonha diante de uma obra inacabada, aquele que ingressa no serviço do Reino precisa estar maduro o suficiente para entender o quanto precisará de recursos espirituais para chegar ao ponto de ser reconhecido.
Como um rei que foi à guerra ignorando a força do inimigo e que só depois de ter ido percebeu que não tinha condições mínimas de vencer a batalha, assim é com aquele que "sai de sua terra e do meio de sua parentela" e vai "à terra que eu te mostrarei" sem estar preparado para tal decisão... Ou, sem ter sido enviado, de verdade, como o foi Abraão.
Fazer a obra de Deus é muito sério e é necessário que o obreiro seja treinado, testado, para poder ser enviado, Deus só enviou Moisés depois que ele aprendeu a cuidar de ovelhas em um deserto.
Jesus deixou bem claro, através desta parábola, que não quer que façamos Sua Obra sem o devido preparo. A Igreja tem que entender isto. Paulo só foi chamado para o ministério do apostolado, em Atos 13, depois de quatorze anos de conversão.
Sabe como Jesus encerra esta parábola? - Comparando o obreiro que fracassou com o sal que perdeu suas propriedades – (Lucas 14:34)
"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"
———
Voltar