A LEI E A GRAÇA

09-04-2013 20:36

 

ESTUDO DO EVANGELHO A LEI E A GRAÇA

 

Iniciaremos este estudo lendo o evangelho na carta que Paulo escreveu aos (Gálatas 3:2) dizendo o seguinte: só quisera saber isso de vós, recebestes o espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?  Amados e queridos irmãos, Paulo faz uma pergunta aos Gálatas querendo que eles respondam a respeito do espírito santo.

Irmãos, nós também temos que responder essa pergunta, a resposta deve ser dada pela palavra de Deus, se vocês não sabem a resposta, então iremos aprender agora, porque isso será fundamental para nossa fé e para nossa vida em Cristo Jesus,

Então o que precisa ser feito para receber o espírito santo?

Há muitas pessoas que estão buscando há muito tempo e ainda não recebeu.

O que temos que fazer para ter maior comunhão com o espírito santo?

Sei que todos estão querendo saber à resposta, mas a resposta e bem simples, o problema é que muitos irmãos acha que para receber o espírito santo de Deus tem que ser por merecimento, ou seja; a pessoa acha que tem que merecer, então acontece o seguinte; muitos irmãos que estão na busca pelo espírito santo começam a se alto- acusar, eles começam a ver os próprios pecados, falhas, erros, imperfeições, fraquezas espirituais, e no seu íntimo ela imagina! Eu nunca vou ter o espírito santo, eu não mereço. Então irmãos a pessoa acha que tem que ser por merecimento. Observe e medite nessas palavras

Você é salvo pelas obras ou pela graça? A resposta é: somos salvos pela graça. Não somos salvos porque merecemos, somos salvos pela fé e pela graça. Mas precisamos confirmar isso na palavra do evangelho, vamos ver o que Paulo escreveu aos (Efésios 2 a partir do vers.4) essas palavras confirma que a salvação é pela graça diz assim: mas Deus que é riquíssimo em misericórdia pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com cristo, pela graça sois salvos e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus, porque pela graça sois salvos por meio da fé e isto não vem de vós é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie. No entanto ninguém é salvo por merecimento, porque se fosse assim a pessoa iria dizer: há! Eu sou um crente firme,  por isso eu irei ao céu, mas como vimos na leitura que ninguém pode se gloriar diante de Deus, porque todos nós seja quem for só será salvo pela graça isto quer dizer; pelo favor de Deus e isto não se discute.

Mas agora os irmãos devem estar perguntando; agora se a salvação é pela graça, então porque que o batismo com o espírito santo deveria ser por merecimento? Pense um pouco, porque que para ter o espírito santo nós teríamos que merecer? Vamos entender isso, lendo o cap.12 de Zacarias vers.10 neste cap. Nós encontramos que um dos nomes do espírito santo é espírito de graça como está escrito; e sobre à casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito de graça e de súplicas,então aqui fica claro que o espírito santo é dado por dádiva mesmo.a pergunta é: o que é graça? Graça é o favor não merecido, isso significa que o Espírito santo também se chama; Espírito de favor o Espírito Santo ele é dado a nós como um favor e não é pelo nosso merecimento, é uma dádiva de Deus concedida á eu, é um beneficio para que façamos coisas boas, esse beneficio é concedido a nós para que possamos usar para fazer o bem tanto espiritualmente,como materialmente,para nós e também para as pessoas a nossa volta, então nós

Somos salvos através da graça e o espírito santo também é dado a nós através da graça.

Agora nós vamos voltar lá na carta de Paulo aos (Gálatas3: 2) Só quisera saber isso de vós, recebestes o espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Qual é a resposta para essa pergunta irmãos? Bom, nós já sabemos que o nome do espírito santo é espírito de graça, então eu pergunto: recebemos o espírito santo porque merecemos, ou pelas obras, ou pela fé na graça? A resposta é; nós somos salvos, por favor, de Deus, e pela graça.

O Espírito Santo também é dado pela fé na graça e pela fé. Jesus cristo disse:: “E estes sinais seguirão aos que crerem; e em meu nome expulsarão demônios falarão novas línguas” (marcos16: 17) a pessoa tem que ter fé para receber o espírito santo, é pela fé que a pessoa recebe, mas aquela pessoa que diz que tem fé, mas acha que tem que merecer, ela não alcança o espírito santo porque ela tem dúvida do merecimento, ela não entende que o espírito santo é de graça.

Observe bem isso: No decorrer da nossa vida espiritual e no convívio com os irmãos nós passamos a interpretar que para ser digno do espírito santo é preciso ser santo, e a pessoa diz: se o espírito é santo, então eu também tenho que ser, e a pessoa começa a se auto-acusar e assim ela vai se esmorecendo e ela deixa a fé na graça e coloca a fé nas obras. Veja bem: uma pessoa que é recém convertida ela tem muito mais facilidade para receber graças do que uma pessoa que é bem mais antiga na igreja porque que isso acontece irmãos? Isso acontece porque para o recém convertido ele já sabe que não merece mesmo, ele sabe que tudo é favor de Deus então ele recebe muitas benções, quantos irmãos que está a tanto tempo na igreja e não alcança uma cura para suas enfermidades, enquanto o novo convertido é curado do seu mal com facilidade.

Porque que o crente antigo tem mais dificuldade ou até mesmo acaba por não receber a graça? Acontece o seguinte; o cristão antigo ele acha que tem que merecer tudo. Ou que seja uma benção ou o espírito santo tudo tem que ser por merecimento, e de tanto ele se auto-acusar e achar que não o merece acaba anulando a graça de Deus, continuando a leitura ( Gálatas 3: 5) veja o que Paulo está dizendo e ainda pergunta mais uma vez: sois vós tão insensatos tendo começado pelo espírito acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto, se é que isso também foi em vão, aquele, pois que vos dá o espírito e que opera maravilhas entre vós os faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?

Agora eu pergunto: quando você busca a Deus com fé e você recebe, você recebeu porque você mereceu ou porque acreditou que ia receber? A resposta é: Você recebeu porque acreditou, ou seja: foi pela sua fé, pois aquele que dá o espírito que é Jesus e opera maravilhas entre vós dá as benções, curas, libertações e batiza com espírito santo.

Continuando a nossa leitura na carta de Paulo aos Gálatas sabendo nós que é um ensino de sabedoria onde Paulo é o pregador, reforçando o entendimento de que o espírito santo é dado pela fé na graça, e não pela fé nas obras, e não é pelo merecimento.

(Gálatas3: 6 ao11) diz assim: é o caso de Abraão que creu em Deus e isso foi imputado como justiça sabendo, pois que os que são da fé são filhos de Abraão ora, tendo a escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão dizendo: todas as nações serão benditas em ti de sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão, todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição, porque está escrito; maldito é todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para fazê-las e é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus porque o justo viverá da fé.    Ora a lei não é da fé, mas o homem que fizer essas coisas por elas viverá.

Suponhamos que Se uma pessoa conseguisse cumprir todo o antigo testamento ela então poderia dizer que seria salva pelas obras não é verdade? Mas acontece que até hoje ninguém conseguiu cumprir a lei do antigo testamento a não ser Jesus cristo, ele foi o único que poderia dizer: eu sou santo, eu cumpri a lei por isso eu tenho vida eterna.

Então surge a questão: prá que a lei então? Irmãos vamos meditar nesse assunto; a lei foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse posteridade que é cristo porque aqui em (Gálatas 3: 22) em diante diz assim: logo a lei é contra as promessas de Deus?De nenhuma sorte porque se dada fosse uma lei que pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei, mas a escritura encerrou tudo debaixo do pecado para que a promessa pela fé em Jesus cristo fosse dada aos crentes,mas antes que a fé viesse ,estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar, de maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a cristo para que pela fé, fossemos justificados. Mas depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus cristo.

Então quem é que consegue fazer as coisas da lei para viver pela lei? Ninguém consegue irmãos, e sabe por quê? Porque a lei proíbe o pecado e quem é que não peca?  (Eclesiastes7: 20) diz assim: na verdade não tem um justo sobre a terra que faça o bem e nunca peque. E isso está escrito no antigo testamento, ninguém consegue cumprir a lei, todos pecam e se a pessoa peca ela está condenada, se a pessoa peca ela está morta, mas os irmãos devem estar perguntando; mas e agora no novo testamento, Como é que fica? Será que as pessoas não pecam mais?Vamos esclarecer isso lendo as cartas de Paulo aos (Romanos3: 23) está escrito assim: porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Isso quer dizer que de fato a nossa vida aqui neste mundo é muito difícil e não há uma pessoa que não peca nem no tempo antigo, isso é; na antiga aliança, e nem no tempo da aliança atual no novo testamento porque, todos pecam, então aqui fica bem claro que por merecimento ninguém vai receber a salvação e ver o espírito santo, porque a pessoa que peca ela é maldita. Observe o que o Apóstolo Paulo disse em (Gálatas3: 13 e 14) Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós. Porque está escrito; maldito todo aquele que for pendurado no madeiro, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, por Jesus cristo e para que pela fé nós recebamos a promessa do espírito, isso quer dizer que tanto a salvação tem que ser pela fé na graça por alguém que fez esse favor por nós, como também a entrega do espírito santo tem que ser pela fé na graça, favor feito por Jesus para que nós recebêssemos essa graça. 

Na carta que Paulo escreveu aos (Romanos. 3: 24-26) aonde no novo testamento nós vimos que todos pecaram e logo em seguida Paulo escreveu assim no vers. 24; sendo justificados gratuitamente pela sua graça e de graça fomos justificados pelo seu favor pela redenção que há em cristo Jesus ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a paciência de Deus para demonstração da sua justiça nesse tempo presente para que ele seja justo e justificador daquele que tem a fé em Jesus. Então a salvação é realmente pela fé na graça e quem fez esse favor por nós foi Jesus, e o espírito santo de Deus é derramado em nossa vida em cumprimento da promessa e também pela fé nesse favor que Jesus cristo nos fez porque ele é justo e justificador.

Para finalizar esta mensagem vamos ler (Romanos 8:10) que  diz assim: portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

Mas Vivendo debaixo da graça não podemos mais cair no erro, pois está escrito em (Romanos cap. 8: 2) porque a lei do espírito de vida em cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte, isso quer dizer irmãos, que não devemos anular a graça de Deus, pois Jesus cristo não morreu em vão por nós, ele morreu para nos dar vida e vida de verdade, veja o que o apostolo Paulo escreveu aos (Gálatas 2:21)não aniquile a graça de Deus ,porque se as justiças provem da lei então cristo morreu em vão,se a lei ou as obras pudesse salvar alguém,Jesus não precisaria ter morrido por nós e Deus não iria fazer seu filho morrer tragicamente  para salvar a humanidade. Amados e queridos irmãos, creia em Deus, é pela fé na graça de Deus.

Nunca iremos receber a salvação por merecimento e hoje nesse estudo do evangelho aprendemos que as salvações provem da graça e da misericórdia de Deus.

 

Saudações de seu irmão em cristo João Carlos 

 

Que a graça e a misericórdia de Deus e do nosso senhor Jesus cristo esteja com todos  amém ..                 

 

             3 DE MAIO DE 2011

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.